CBO 3518-05, Código Brasileiro de Ocupações

Classificação Brasileira de Ocupações (CBO).
Classificação Brasileira de Ocupações (CBO).

Detetive Profissional

3 – Técnicos de nível médio;
35 – Técnicos de nível médio nas ciências administrativas;
351 – Técnicos das ciências administrativas;
3518 – Agentes de investigação e identificação;
351805 – Detetive profissional.

Sinônimos do CBO

  • 3518-05 – Agente de investigação privada
  • 3518-05 – Detetive particular
  • 3518-05 – Investigador particular

Ocupações relacionadas

  • 3518-10 – Investigador de polícia
  • 3518-15 – Papiloscopista policial

Descrição sumária

Investigam crimes; elaboram perícias de objetos, documentos e locais de crime; planejam investigações; efetuam prisões, cumprindo determinação judicial ou em flagrante delito; identificam pessoas e cadáveres, coletando impressões digitais, palmares e plantares. atuam na prevenção de crimes; gerenciam crises, socorrendo vítimas, intermediando negociações e resgatando reféns; organizam registros papiloscópicos e custodiam presos. registram informações em laudos, boletins e relatórios; colhem depoimentos e prestam testemunho.

Formação e experiência

O exercício dessas ocupações requer escolaridade de nível médio e formação profissional de duzentas a quatrocentas horas/aula (investigadores policiais) e mais de quatrocentas horas/aula (detetives profissionais). os papiloscopistas são qualificado sem cursos especializados, com mais de quatrocentas horas/aula, ministrados pelas academias de polícia. requer-se escolaridade de nível superior para os papiloscopistas da polícia federal. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos, nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho – clt, exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições gerais de exercício

Investigadores de polícia e papiloscopistas policiais trabalham em órgãos da administração pública, de segurança e defesa, como estatutários. os detetives profissionais atuam em empresas de serviços pessoais ou por conta própria. o trabalho dessas ocupações, geralmente, é realizado em equipe, sob supervisão ocasional. os profissionais trabalham em locais fechados, abertos ou em veículos, em horários irregulares e variados, com ou sem rodízio de turnos. podem estar sujeitos a situações de pressão, à exposição de material tóxico e risco de morte.

Fonte: CBO 351805 – Detetive profissional – Classificação Brasileira de Ocupações

Itacir Flores

CEO da Escola Sherlock Holmes

Itacir Flores é bacharel em Direito e Ciências Militares, Oficial Superior da Brigada Militar e especialista em Segurança Privada, Gestão Pública e Empresarial. Ex-Presidente da Junta Comercial do RS e ex-Secretário do Desenvolvimento Social da Capital Gaúcha, escritor e palestrante, possui diversas pós-graduações e MBAs na área jurídica e administrativa. Reconhecido com o Título de Cidadão de Porto Alegre, dedica sua carreira a segurança e formação de novos Investigadores Profissionais

Sumário

Confira nossos artigos!